Clube
Projetos
projetos em que o clube de geofísica participa
Sismologia na escola (Instituto Dom Luiz)
Sismologia na Escola é um programa educativo do Instituto Dom Luiz (IDL), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que visa apoiar o ensino da sismologia e fomentar a utilização de dados sísmicos reais nas escolas. Os sinais provenientes da atividade sísmica, registados pelas respetivas estações, são o ponto de partida para atividades educacionais e científicas tais como:
Desenvolver as ciências experimentais e tecnológicas na Escola através de um projeto que envolve a medição de um parâmetro ambiental;
Introduzir o conceito de Riscos Naturais;
Incentivar os alunos a tornarem-se embaixadores para a prevenção de desastres naturais na sua comunidade (Educação para o Desenvolvimento Sustentável);
Desenvolver ligações com parceiros nacionais e internacionais no âmbito de atividades educativas e culturais.
A participação na rede sísmica escolar do IDL foi um dos primeiros objetivos a alcançar com a criação do Clube de Geofísica. Ao contrário de outras escolas, que têm instalados sismómetros escolares adquiridos, a escola Básica e Secundária Fernão do Pó, participa com um sismómetro construído no Clube de Geofísica (sismómetro omnidirecional).
A imagem do registo feito pelo sismómetro omnidirecional (código da estação: AEFP), pode ser consultada na página da Sismologia na Escola do IDL, em tempo real (atualizada a cada minuto), aqui. As imagens são arquivadas ao final de cada dia, ficando disponíveis para consulta aqui.
SISMOLOGIA NA ESCOLA - ESTAÇÃO SÍSMICA AEFP
Observatório EDUMED (Universidade de Côte d'Azur, França)
O Observatoire de l’Environnement Méditerranéen à but Educatif (EduMed Obs.) consiste na implementação de uma interface baseada em dados de pesquisa em geociências sobre a bacia do Mediterrâneo que está orientada para a educação sobre o risco natural para o público em geral e, em particular, para estudantes do ensino básico e secundário. Este observatório educacional visa facilitar o uso de dados no ensino básico, secundário e superior.
O projeto está estruturado em três eixos complementares:
DATA CENTER, a partir do qual os dados enviados estão acessíveis em linha. Esses dados direcionados vêm de vários sensores instalados especialmente nas escolas (sismologia, geodesia, hidrologia, meteorologia ...);
LABORATÓRIO DE FERRAMENTAS, a partir do qual é possível aceder a ferramentas digitais inovadoras. Estas ferramentas permitem utilizar os dados, facilitar as experiências em sala de aula e familiarizar os docentes com os desenvolvimentos no mundo digital;
SALA DE PROFESSORES, a partir da qual é possível obter qualquer documentação científica e pedagógica útil para o uso de dados num contexto de ensino.
A principal missão do EDUMED-Obs é facilitar a visibilidade e a valorização do trabalho das equipas de pesquisa envolvidas na observação em geociências e na prevenção do risco natural para o público em geral (ciência cidadã) e em particular nas escolas (ciência e pesquisa).
Com vista a integrar o Observatório EduMed, a Escola Básica e Secundária Fernão do Pó assinou um acordo de parceria com a Universidade de Cotê d'Azur, responsável pelo projeto EduMed Obs.
Como primeira consequência desta parceria, a estação sísmica AEFP (sismómetro omnidirecional; código da estação: AEFP) foi integrada na rede de sensores sísmicos da plataforma EduMed.
A imagem do registo feito pelo sismómetro omnidirecional (código da estação: AEFP) pode ser consultada em tempo quase real (atualização a cada quinze minutos) nos detalhes da estação, no mapa da rede de sensores, ou diretamente aqui.
As imagens são arquivadas no final de cada dia, ficando disponíveis para consulta aqui (selecionar o ano, dia/mês e procurar a imagem com o código AEFP).
PLATAFORMA EDUMED - ESTAÇÃO SÍSMICA AEFP
Rede sísmica IRIS
A IRIS (Incorporated Research Institutions for Seismology) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1984, que integra mais de 100 universidades dos EUA, dedicada à operação de instalações científicas para aquisição, gestão e distribuição de dados sismológicos.
A IRIS desenvolveu o software de distribuição livre jAmaSeis, que permite aos utilizadores obter e exibir dados sísmicos em tempo real, a partir de estações locais ou remotas. Permite também filtrar dados, ajustar um sismograma para percorrer curvas de tempo, triangular epicentros de eventos no globo, estimar magnitudes de eventos e gerar imagens mostrando sismogramas e cálculos correspondentes.
As imagens dos registos feitos pelos sismómetros do Clube de Geofísica, são enviados para a plataforma da IRIS, em tempo quase real (atualização a cada minuto). É a partir desta plataforma que os dados são recuperados para o projeto "Sismologia na Escola" e para a rede Edumed.
A estação sísmica AEFP está registada na rede de estações sísmicas IRIS, integrando o seu mapa mundial de estações. O mapa mundial pode ser consultado aqui. O mapa centrado em Portugal está aqui. A página da estação AEFP pode ser encontrada aqui.