Clube
registos sísmicos
Alguns registos sísmicos AEFP
Registos sísmicos individualizados
Registos obtidos pelos dois sismómetros em funcionamento no Clube de Geofísica.
O sismómetro omnidirecional (Código da estação: AEFP), construído no Clube de Geofísica, entrou em funcionamento em meados de outubro de 2020. Tem-se mostrado sensível na deteção de sismos locais e regionais (distâncias epicentrais até cerca de 600 km), mas não na deteção de grandes telessísmos. Detetou sismos de magnitudes (Richter) tão baixas quanto 2.7 (a 183 km), 2.5 (a 112 km), 2.1 (a 48 km) ou 1.7 (a 34 km), registos extraordinários para um aparelho amador.
O sismómetro AS-1 (Código da estação: AEFP1) entrou em funcionamento no final do ano de 2020. É menos sensível que o sismómetro omnidirecional na deteção de sismos locais e regionais, mas tem detetado os grandes sismos que ocorrem um pouco por todo o mundo, incluindo sismos na Nova Zelândia, nos antípodas de Portugal.
Devido a contingências várias, os sismómetros nem sempre têm estado operacionais, pelo que têm sido perdidas algumas oportunidades de registo. Por outro lado, o "ruído" causado pela atividade da escola, principalmente durante os intervalos das aulas, condicionam a obtenção de bons registos neste período. Os melhores registos têm sido obtidos fora do períodos de funcionamento da escola.
As coordenadas correspondentes à localização dos epicentros, magnitude dos sismos e profundidades focais aqui apresentadas, são as indicadas pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (European-Mediterranean Seismological Centre, EMSC). Uma vez que estes parâmetros são atualmente calculados de forma automática, a partir dos dados de múltiplas estações sísmicas, usando métodos numéricos (eventualmente com revisão por parte de um sismólogo), os valores podem diferir ligeiramente entre agências. Os tempos de origem dos sismos são apresentados na hora UTC (Tempo Universal Coordenado; do inglês Coordinated Universal Time). Corresponde à hora de inverno em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira e à hora de verão no Arquipélago dos Açores.
As distâncias a que os epicentros dos sismos se situam da estação sísmica do Clube de Geofísica AEFP (39.270N; 9.164W) foram calculadas usando esta calculadora online, que permite determinar a distância entre 2 localizações, no globo terrestre, conhecidas as suas coordenadas geográficas, usando as localizações dos epicentros fornecidas pelo EMSC.
Para mais informações sobre o tipo de magnitude apresentada (ML, mb, Mw, ...), e as diferenças entre as várias escalas de magnitude, consultar o tópico Sismos - Magnitude.
Estimativas de distâncias epicentrais, feitas a partir dos registos sísmicos da estação sísmica do Clube de Geofísica, bem como estimativas da localização dos epicentros de alguns sismos, feitas cruzando os registos da estação sísmica do Clube de Geofísica com registos de outras estações sísmicas, podem ser consultados aqui (em construção).
2022-03-11 00:37:50 UTC - SW Mafra
Localização: 38.88 N; 9.40 W
Magnitude: ML 2.1
Profundidade: 1 km
Estação: AEFP
Distância ao Epicentro: 48 km
2022-02-27 21:03:24 - SE Cabo São Vicente
Localização: 36.10 N; 8.53 W
Magnitude: ML 3.3
Profundidade: 29 km
Estação: AEFP
Distância ao Epicentro: 357 km
2022-02-27 00:13:58 UTC - Gorringe
Localização: 36.87 N; 10.67 W
Magnitude: ML 2.7
Profundidade: 6 km
Estação: AEFP
Distância ao Epicentro: 297 km