(Fonte: Wikipédia)
(fonte: Curso Formadores IPMA. Cap. 7)
(Fonte: Wikipédia)
Atualmente a conversão analógico-digital recorre frequentemente à técnica da sobre-amostragem. Nesta técnica, o sinal é amostrado a uma taxa muito mais elevada que a desejada usando um filtro anti-falseamento adequado mas simples. Em seguida o sinal é filtrado, já de forma digital, com um filtro de declive muito acentuado o que permite fazer um aproveitamento quase integral da banda de frequências até à frequência de Nyquist.
Num instrumento sísmico ocorre pelo menos uma operação de filtragem do sinal, mas podem ocorrer várias, em diferentes andares do sistema (por exemplo se a digitalização usar o princípio da sobre-amostragem). A filtragem do sinal analógico é feita usando filtros analógicos (circuitos eletrónicos constituídos por componentes eletrónicos passivos e/ou ativos). O filtro anti-falseamento é um filtro analógico do tipo Butterworth (a sua principal característica é ter uma resposta em frequência muito plana na banda passante). A filtragem feita após o conversor analógico-digital, é uma filtragem digital, usando filtros digitais (processamento matemático aplicado a um sinal digital).
A resposta completa do instrumento sísmico, sismómetro e sistema de aquisição, depende da resposta de cada um dos seus componentes, e pode ser obtida assumindo-se que todos os seus componentes são lineares e invariáveis no tempo. Se as características de algum dos seus componentes não for conhecida, a função de transferência (representação matemática da relação entre o sinal de entrada e o sinal de saída do sistema físico) não pode ser calculada. Neste caso, é possível efetuar uma operação de calibração e determinar a resposta do sistema completo, em amplitude e fase, para um conjunto de frequências.
Os parâmetros que caracterizam cada um dos componentes do sismómetro eletromagnético como instrumento sísmico e que condicionam a sua resposta, são:
Sismómetro eletromagnético:
Período natural (segundo) ou frequência natural (hertz) do sismómetro;
Constante de amortecimento crítico (sem unidades);
Constante de transdução (V/(m/s));
Amplificador e filtro anti-falseamento:
Frequência de corte do filtro (hertz); frequência para a qual a amplitude do sinal de entrada se reduz de 3 dB;
Declive do filtro na banda passante (dB/oitava);
Ganho em tensão do amplificador (sem unidades)
Conversor analógico-digital:
Frequência de amostragem (hertz); número de amostras que são obtidas por segundo;
Frequência de Nyquist (hertz); frequência a partir da qual se começa a observar o fenómeno de falseamento na amostragem;
Constante de digitalização (counts/V);
Dinâmica de amostragem (dB); é função do número de bit usados na conversão;